• Terceirização Contábil e Administrativa de Alto Valor Agregado.
  • Você empreendedor pode contar com uma assessoria especializada em start-ups para toda rotina fiscal e administrativa, permitindo que você foque no desenvolvimento do Negócio.
  • Diagnóstico PME foi desenvolvido para fornecer, de forma integrada, uma consultoria em formato de diagnóstico que investiga potenciais oportunidades de melhorias e/ ou falhas nos principais pontos de gestão das pequenas e médias empresas.
Custom Joomla Template by Web Hosting Service

Empresas Familiares

Conheça também o Livro: Profissionalização da Gestão em Empresas Familiares

Grande parte das empresas brasileiras são familiares, inclusive grandes empresas, tais como: Magazine Luiza, Oderbrecht, Banco Itaú, Gerdau, Grupo Pão-de-açucar e tantas outras, iniciaram suas atividades como empresas familiares. Um dos principais desafios de empresas familiares é a estruturação da empresa na medida em que o negócio cresce e os desafios tornam-se mais complexos.

As empresas familiares são agentes de suma importância para a economia e desenvolvimento do país, sendo responsáveis por boa parte da geração de empregos e riqueza.

De acordo com o Sebrae, cerca de 90% das empresas em funcionamento no Brasil são empresas familiares.

As empresas familiares geralmente são administradas diretamente por um ou mais membros da família, os quais são responsáveis por toda tomada de decisão e gestão do negócio.

Normalmente os gestores, por serem fundadores, idealizadores ou herdeiros do negócio ,detêm grande conhecimento técnico e comercial sobre o ramo de atividades da empresa, entretanto carecem de preparo para administrar a empresa na medida em que o negócio cresce e ganha complexidade

Em cenários de expansão de empresas familiares não é raro o surgimento de problemas, oriundos da dificuldade em gerir uma atividade mais complexa, tais como:

 
• Grande centralização dos processos, acarretando em demora excessiva dos processos
• Perda do controles de atividades vitais, tais como compras, produção, gerando perdas para empresa
• Segregação inapropriada de funções aumentando o risco de desfalques de terceiros
• Confusão entre o patrimônio da empresa e dos sócios/familiares
• Familiares ocupando cargos apenas por parentesco, sem qualificação necessária


Outro fator que pode gerar sérios problemas é a falta de planejamento sucessórios das próximas gerações, como por exemplo:
• Demora na transição do administrador, acarretando em uma transição brutal e desordenada
• Aumento da folha de pagamento da empresa por familiares (nova geração), sem a devida necessidade e preparação para tal
• Conflitos entre as gerações
• Não segregação dos sócios acionistas, não participantes da gestão, dos sócios administradores.

 

Todas essas situações podem ser amenizadas, e até eliminadas, mediante um planejamento de sucessão familiar e uma profissionalização da gestão, priorizando a saúde financeira da empresa e estabelecendo limites entre a entidade empresarial e a estrutura familiar. 

A BC pode auxiliar empresas que desejam profissionalizar a administração, planejar a sucessão familiar e reestruturação das atividades. A BC possui experiência na gestão de empresas familiares e na revisão dos processos e atividades internas.