• Terceirização Contábil e Administrativa de Alto Valor Agregado.
  • Você empreendedor pode contar com uma assessoria especializada em start-ups para toda rotina fiscal e administrativa, permitindo que você foque no desenvolvimento do Negócio.
  • Diagnóstico PME foi desenvolvido para fornecer, de forma integrada, uma consultoria em formato de diagnóstico que investiga potenciais oportunidades de melhorias e/ ou falhas nos principais pontos de gestão das pequenas e médias empresas.
  • Suporte à Auditoria: Assessoria no planejamento e durante a realização da auditoria; Redução de custos de auditoria
Custom Joomla Template by Web Hosting Service

Cuidados em comprar e vender negócios

Diversas fusões e aquisições ocorreram nos últimos anos, cujas motivações ocorreram  por diversas razões,  desde a consolidação de mercado, busca de sinergias, expansão de negócios,  necessidades de diversificação das atividades e até mesmo expansão das cadeias produtivas, onde empresas adquirem ou constituem empresas fornecedoras de suas principais matérias primas.

As grandes operações de fusões, aquisições, ofertas publica de ações e reestruturação societária, envolvendo valores acima de 20 milhões de reais, somaram mais de 800 bilhões de reais nos últimos 5 anos¹.Grandes transações como essas possuem grande repercussão e passam por longas negociações contando com o suporte de diversas assessorias financeiras e legais.

O movimento de compras e fusões entre empresas não é limitado apenas às mega e grandes transações , e também podem ser observadas nas  médias e pequenas empresas.

 

 

 

Independentemente do porte das transações, algumas etapas e cuidados devem ser seguidos para evitar surpresas desagradáveis e perdas financeiras.

A figura abaixo demonstra, de forma sucinta, as etapas genéricas de transação de compra, venda ou fusão. Nas etapas chaves de identificação de oportunidades de mercado e das empresas potenciais para a transação, o conhecimento primordial está relacionados ao negócio em si e a visão do mercado, etapas essas exercidas pelos empreendedores  das pequenas e médias empresas, que possuem de forma ímpar o conhecimento empreendedor e  visão de mercado.

Fonte: O autor

 

Assim como nas etapas de definição da oportunidade e da empresa requererem habilidades empreendedoras e visão de mercado, as fases de negociação  e fechamento da operação requerem, conhecimentos e cuidados técnicos.

Não é raro observar empreendedores, que animados com a nova oportunidade de negócio, pecarem em alguns cuidados básicos e resultarem em perdas. Algumas situações podem serem destacadas tanto para as os adquirentes quanto para  as empresas que estão sendo adquiridas:

 

v Ótica do vendedor

Ø Não recebimentos de forma adequada e prometida dos valores relativos a venda da empresa

Ø Perda do controle da empresa de forma indesejada

Ø Venda da empresa por um valor subestimado

 

 

v Ótica do comprador

Ø Existência de dívidas não informadas pelo vendedor

Ø Rentabilidade prometida do negócio não corresponde a realidade

Ø Passivos trabalhistas e tributários não avaliados corretamente

Ø Perda de clientes da nova empresa adquirida, para uma nova empresa dos antigos proprietário

 

 

Em todos os casos o principal fator que contribui para as situações e perdas indesejadas estão na formalização do negócio na avaliação dos ativos e passivo envolvidos.

Para evitar situações indesejadas é recomendável o envolvimento de especialista para assessorar as empresas nessa transações, com ênfase a assessoria jurídica e financeira, cujo papéis serão de estabelecer garantias e correta formalização da transação, e do levantamento e mensuração dos ativos e passivos envolvidos na transação. O envolvimento de especialistas certamente contribuirá para otimização da transação.

 

A WBLC Consultoria possui uma linha de serviços voltados no suporte em transações, tanto para assessorar as empresas vendedores e compradoras.

Para maiores detalhe entre em contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

¹ANBIMA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS MERCADO FINANCEIROS E DE CAPITAIS, 2012. Boletim ANBIMA, Fusões e Aquisições. Ano VIII • Nº 18 • Ano de 2012. Disponível em :http://portal.anbima.com.br/informacoes-tecnicas/boletins/fusoes-e-aquisicoes/Documents/Boletim%20Fusoes%20e%20Aquisi%C3%A7oes_ano2012.pdf