Custom Joomla Template by Web Hosting Service

Apresentação e Introdução

O livro "Profissionalização da Gestão em Empresas Familiares: Famílias Construindo Empresas ou Empresas Destruindo Famílias?" foi desenvolvido como resultado de experiências profissionais e pessoais, com o objetivo principal de contribuir para a profissionalização e continuidade das Empresas, e preservação da unidade familiar.

Por tal razão esse a versão digital deste livro está disponível inteiramente de forma gratuita pelo site. Pela natureza gratuita e de livre acesso deste livro os leitores poderão realizar contribuições voluntárias através do PagSeguro

 

Para acessar os outros capítulos do livro acesse: sumário.

A versão impressa deste livro pode ser adquirida pelo valor de R$ 24,90 ---->

Prefácio

 

Por Paulo Arneiro

 

A principal vantagem competitiva de uma empresa familiar é a paixão de seus fundadores. Essa paixão faz com que as decisões sejam tomadas de acordo com o que é melhor para empresa e não para o indivíduo.

Essa paixão por um ideal muitas vezes supera a falta de uma gestão profissional. Existem diversos  exemplos de empresas ineficientes do ponto de vista gerencial, mas que com a presença firme de seu fundador alcançam o sucesso, crescem e prosperam.

O problema é que paixão por um negócio não é uma competência que se ensine ou se herde.

Sendo assim, quando uma empresa cresce rapidamente o fundador visionário pode não conseguir estar presente em todas as áreas ou pensar em todas as decisões importantes a serem tomadas. Mesmo que a empresa cresça organicamente, numa velocidade administrável pelo seu fundador, em algum momento ele terá que compartilhar e passar o bastão da liderança.

Em ambos cenários descritos acima, para a manutenção do sucesso, será necessário mais do que paixão, é preciso que a empresa apresente controles internos e uma gestão eficiente. É preciso um corpo gerencial conciso, forte, autônomo e que siga as regras de controle pré-definidas.

Nesse contexto este livro aborda de maneira clara e objetiva os primeiros passos a serem dados nessa direção. Os capítulos são independentes e bem divididos, trazendo ao leitor um overview das principais práticas de mercado de profissionalização de empresas.

Trata-se de um norte que todo empreendedor, sucessor ou profissional que atue em empresa familiar deveria ler.

Paulo Henrique Arneiro é economista pela Universidade de São Paulo (USP) e  segunda geração de empreendedores. Participou ativamente do processo de sucessão e profissionalização de uma empresa que sua família possuía participação acionária. Liderou a aquisição dessa empresa pelo grupo alemão CHT Bezema. Foi auditor contábil e consultor de corporate finance em grandes multinacionais do setor e hoje é Diretor Financeiro para America Latina para as unidades CHT Quimipel.

 

Aos meus avós Mariano e Joanna, pelo amor e pelo exemplo de unidade familiar.

 

Aos meus avós Walter e Natália, o tempo me permitiu realizar essa breve homenagem.

 

Aos meus pais e ao meu irmão, pela incontestável parceria e união.

 

À minha esposa, pelo incentivo e apoio em todas as horas

Aos meus amigos Paulo e  Cássio pelas contribuições no desenvolvimento deste livro.


Introdução................................................................................... 12

1. Empresas Familiares e a sua Relevância Econômica.................. 17

2. Conciliação entre o Crescimento da Família e do Negócio......... 24

3. Remuneração dos Sócios e Familiares...................................... 42

4. Tomada de Decisão e Prestação de Contas entre Sócios e Familiares              66

5. Controles Internos em Empresas Familiares............................. 86

6. Preparando a Nova Geração................................................... 108

7. Sucessão Familiar - Planejando e Sucedendo.......................... 121

8. Retenção de Talentos e Média Gerência................................. 134

9. Conflito entre Gestores e Acionistas...................................... 146

10. Venda de Empresas Familiares - Motivações e Preparação.... 152

 

 


 

Introdução

"Era uma vez um caçula de sete primos, que aos seus 13 anos começou a "atuar" nos negócios da família. Uma empresa do ramo contábil, fundada nos anos de 1950...".

Não, esse livro não é um livro de história, muito menos de autoajuda, é um livro profissional de boas práticas, que gostaria que meus pais, tios ou avós tivessem lido e, principalmente, tivessem tentado implementar, mesmo que em parte, algumas das contribuições aqui listadas para uma gestão familiar profissional.

Esse livro foi escrito na perspectiva de um Consultor/Conselheiro, membro externo das Organizações. Apesar dessa perspectiva, não poderia deixar de mencionar as motivações para a realização de tal livro. Escrevo esse livro como resultado de duas grandes experiências:

A)Profissional

Empreendedor, professor e consultor. Com passagem em empresas multinacionais e empresas de médio porte familiares. Dezenas ou centenas de consultorias/auditorias nos mais diversos tipos e tamanhos.

B) Familiar

Voltando ao "era uma vez",  esse mesmo caçula decidiu se lançar ao mercado aos 17 anos, permanecendo por mais de uma década fora dos negócios da família.

Foi expectador de uma experiência frustrante, onde uma transição dos Sócios Fundadores (primeira geração) para a segunda geração nunca foi preparada, sempre fora forçada através de falecimentos e, derradeiramente, viu os negócios (e a sua família) se dissolverem parcialmente da segunda para terceira a geração, nessa etapa sem falecimento. Infelizmente, não deu tempo para a terceira geração (a minha) contribuir.

Certamente a maior motivação para a confecção desse livro é contribuir, para que outras famílias e outras empresas evitem o fim, não diria trágico, mas certamente infeliz.

Mais uma vez, esse livro não é um livro que contará essa história e, muito menos, é um livro de autoajuda. Esse livro reúne experiências profissionais fora desse ambiente pessoal, acumuladas como consultor, empreendedor e professor.

Hoje os negócios do meu avô, que orgulhosamente carrego nome e sobrenome, continuam. Continuam nas empresas que o sucederam e continuam nas novas unidades familiares que se formaram, mesmo que separadas, mas que seguem caminhos paralelos.

Como um rio, a vida não para, mesmo que eventualmente seco no seu leito, o rio, como a vida, continua.

Daqui para frente, não volto a falar da minha família, deixo de lado o menino caçula e incorporo o lado consultor, empreendedor e pesquisador.

Esse livro foi divido em capítulos que podem ser lidos de forma independente no sentido de atender os seus leitores de maneira pontual e de acordo com sua necessidade.

A leitura completa é recomendada, porém não "obrigatória". Nesse livro serão abordados aspectos chaves para profissionalizar as empresas familiares, com ênfase para as medidas de Governança e Controle Interno, preparação e cuidado nas relações empresariais e familiares.

Esse livro abordará também a importância de uma média gerência independente e planos de retenções de talentos.

Este livro terminará com dois capítulos que são interligados: o penúltimo capítulo abordará os aspectos importantes para um plano de sucessão familiar e o último abordará as etapas básicas num eventual processo de venda da empresa.