• Terceirização Contábil e Administrativa de Alto Valor Agregado.
  • Você empreendedor pode contar com uma assessoria especializada em start-ups para toda rotina fiscal e administrativa, permitindo que você foque no desenvolvimento do Negócio.
  • Diagnóstico PME foi desenvolvido para fornecer, de forma integrada, uma consultoria em formato de diagnóstico que investiga potenciais oportunidades de melhorias e/ ou falhas nos principais pontos de gestão das pequenas e médias empresas.
  • Suporte à Auditoria: Assessoria no planejamento e durante a realização da auditoria; Redução de custos de auditoria
Custom Joomla Template by Web Hosting Service

Ativos Intangíveis: Diagnóstico e Avaliação

O gerenciamento dos ativos intangíveis é cada vez mais importante na gestão das empresas, seja como ferramenta gerencial, ou pelo interesse dos gestores em melhor refletir o valor patrimonial das empresas

De acordo com o IAS 38 e o CPC 04, ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física, o qual é controlado por uma entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a entidade. 

 A BC assessora as empresas desde a identificação e mensuração, até a análise do registro e apresentação para atendimento das normas financeiras e contábeis.

Diagnóstico e Identificação dos Ativos Intangíveis

Para realização deste tipo de trabalho é necessário o entendimento das operações da empresa, entrevistas com alguns executivos e pessoas chaves da empresa, bem como acesso à determinadas informações da empresa, que poderá incluir: dados financeiros, planos de negócios, projeções futuras, centros de custos e controles internos, composição da estrutura de financiamento e registros contábeis da empresa.  Essas informações são cruciais para identificação dos ativos intangíveis na Empresa.

Nesse tipo podem ser realizadas as seguintes etapas e atividades:

v  Mapeamento e identificação dos ativos intangíveis existentes na empresa.

v  Revisão dos ativos intangíveis já registrados na contabilidade da empresa, com o objetivo de verificar se estão registrado de forma adequada e/ou em sua totalidade.

v  Análise dos ativos intangíveis cujo registro dos ativos é permitido mas não registrados.

v  Mapeamentos dos controles internos existentes para registro dos ativos intangíveis (como por exemplo: centro de custos de desenvolvimento de projetos) com intuito de verificar se os controles atuais permitem a mensuração e controle destes ativos. Nessa etapa será realizada uma amostragem de um determinado ativo, como por exemplo, um software em fase de desenvolvimento.

v  Apresentação dos pontos e sugestões identificadas e discussão dos planos de ação junto à administração da empresa.

Avaliação de Ativos Intangíveis

Para avaliação dos ativos intangíveis é necessário o entendimento das operações da empresa, entrevistas com os principais executivos, acesso aos principais  números da empresa, planos de negócios e projeções, composição da estrutura de financiamento e registros contábeis da empresa.

Nosso trabalho poderão compreender  as seguintes etapas:

v  Identificação dos ativos intangíveis, tais como:

v  Softwares

v  Marcas

v  Patentes

v  Direitos autorais

v  Listas de clientes

v  Quotas de importação

v  Franquias

v  Relacionamentos com clientes ou fornecedores

v  Fidelidade de clientes

v  Participação no mercado

v  Direitos de comercialização.

v  Análise da estrutura de financiamento de longo prazo.

v  Cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital

v  Definições das premissas para os modelos financeiros.

v  Aplicação da modelagem financeira.

v  Alocação e mensuração do valor justos dos ativos intangíveis, através da aplicação de uma das três técnicas (income, cost ou market approach)

v  Apuração do Goodwill remanescente

 

Para maiores informações entre em contato: bc@bcconsul.com.br ou 55 11 3280 6635